A respeito da existência
Em mais um gole d'água, ainda estou indeciso sobre a continuidade disto aqui. Parece pessoal demais, abrir demais este espaço a prováveis pessoas que estarão pelas ruas em outrora e poderão falar comigo. Pois bem, não pretendo (embora este seja o nome) abrir estas linhas para coisas tão pessoais minhas, mas tudo a respeito do conhecimento. É um blog sobre escrita, sobre latim, sobre a História Brasileira, análises históricas e livros de uma maneira geral... A discussão interior que despertou em mim, para a criação disto, foi inicialmente o fato de que sabemos pouco a respeito da História Brasileira (e, no meu caso, da História Sergipana). É sério, quase ninguém estará disposto a ler tudo isso, mas quando dizem que os gauchos são os bons brasileiros da Terra de Santa Cruz, eles referem-se a este amor pela cultura e história local que estes sulistas possuem. Talvez o sul em inteiro seja mais isto. E, de certa forma, isto compactua com mudanças sociais na síntese construtiva dessa gente: está aí, quais os melhores indices educacionais no Brasil (?), onde há relativa qualidade de vida (?), tudo isto acontece por um amor cultural que já nasce em cada coração brasileiro sulista, de figuras históricas que compõe um ritmo de respeito ao espaço e às pessoas. Vai-te ao Rio Grande (RS) e vê os monumentos, como as pessoas falam sobre os destaques do passado e as pessoas. É fantástico! Vê lá no Paraná como eles valorizam cada casinha, o patrimônio histórico todo restaurado... em sua plenitude, questionam-me? Infelizmente, não. Mas se tivessem o acesso a história do país em sua plenitude, um Estado (nem que seja apenas) estaria a progressos marcantes agora. (temos, na verdade, mas ainda não como eu gostaria anyway, mas ainda nas cidades)
Não é balela, definitivamente. Posso dizer que tenho amor ao Brasil, mas é verdade dizer que os gauchos possuem maior respeito com o seu passado do que muitos estados brasileiros. Certa vez comprei um livro da Alzira de Freitas, autografado, tenho até hoje, e, apesar de ser uma dessas autoras da década de 30, ela tem um certo destaque histórico ainda hoje pelo Rio Grande, ´por suas contribuições e etc... A questão é: quem são os grandes marcadores, as grandes figuras que o Brasil tem hoje? E, você pode se questionar a respeito do seu local, seu Estado, etc, etc.. Temos apenas um herói da independencia, praticamente. E isto é revoltante. Pode ser que haja, a História faz isto as vezes, mas não lhe revolta que há um vacuo enorme na sabedoria da existencia de cada cidade brasileira? De como isto transparece do nada? Da insignificancia que dão de como surgiu o seu estado, de uma maneira mais geral? Pretendo atenuar isto ao Brasil em alguns temas, mas gostaria de apostar de fazer uma extrema pesquisa a respeito da história sergipana. Veja, se fores a Curitiba, descobrirá um dos poucos lugares em que ainda se respeitam patrimonio histórico neste país. E quando digo isto, refiro-me não só o respeito às peças, a arte estrutural que compõe os velhos senhores do tempo que são os prédios, mas aos grandes homens do passado que compuseram sua história. Estas palavras são uma revolta, de certa forma. Isto porque basicamente não encontrei nenhum blog em que pudesse achar grandes pesquisas, ou um lugar em que eu tivesse encontrado isto aqui reunido.
Eu estou em defesa da história do Brasil, da monarquia, se quiserem até colocar no currículo, da História.. É um blog em que eu vou tentar reunir boas contribuições históricas a respeito de coisas que nunca me contaram, nem talvez a você.
A grande questão é: como vou fazer isto? Pesquisas e pesquisas... Este texto em definitivo pode ter sido uma bagaceira, mas o que eu quero que você saiba é que vou demorar para postá-los aqui, mas serão de muita boa produtividade...
Não é balela, definitivamente. Posso dizer que tenho amor ao Brasil, mas é verdade dizer que os gauchos possuem maior respeito com o seu passado do que muitos estados brasileiros. Certa vez comprei um livro da Alzira de Freitas, autografado, tenho até hoje, e, apesar de ser uma dessas autoras da década de 30, ela tem um certo destaque histórico ainda hoje pelo Rio Grande, ´por suas contribuições e etc... A questão é: quem são os grandes marcadores, as grandes figuras que o Brasil tem hoje? E, você pode se questionar a respeito do seu local, seu Estado, etc, etc.. Temos apenas um herói da independencia, praticamente. E isto é revoltante. Pode ser que haja, a História faz isto as vezes, mas não lhe revolta que há um vacuo enorme na sabedoria da existencia de cada cidade brasileira? De como isto transparece do nada? Da insignificancia que dão de como surgiu o seu estado, de uma maneira mais geral? Pretendo atenuar isto ao Brasil em alguns temas, mas gostaria de apostar de fazer uma extrema pesquisa a respeito da história sergipana. Veja, se fores a Curitiba, descobrirá um dos poucos lugares em que ainda se respeitam patrimonio histórico neste país. E quando digo isto, refiro-me não só o respeito às peças, a arte estrutural que compõe os velhos senhores do tempo que são os prédios, mas aos grandes homens do passado que compuseram sua história. Estas palavras são uma revolta, de certa forma. Isto porque basicamente não encontrei nenhum blog em que pudesse achar grandes pesquisas, ou um lugar em que eu tivesse encontrado isto aqui reunido.
Eu estou em defesa da história do Brasil, da monarquia, se quiserem até colocar no currículo, da História.. É um blog em que eu vou tentar reunir boas contribuições históricas a respeito de coisas que nunca me contaram, nem talvez a você.
A grande questão é: como vou fazer isto? Pesquisas e pesquisas... Este texto em definitivo pode ter sido uma bagaceira, mas o que eu quero que você saiba é que vou demorar para postá-los aqui, mas serão de muita boa produtividade...
Comentários
Postar um comentário